domingo, 28 de março de 2010

Bambu


Por que falar sobre bambu? Por que eles aparecem nas capas tanto dos 3 manuais de autoaplicação de Jin Shin Jyutsu (JSJ) como dos 2 livros textos. Como tudo que aparece nos manuais tem significado também a escolha pelo bambu nas capas deve ter.

Então vamos ver o que podemos observar ao olhar para o bambu. Em primeiro lugar percebo que nos noticiários sobre os tornados e temporais aqui no Brasil é comum se ouvir que árvores foram derrubadas pelas forças do vento, mas não me lembro de ter escutado que algum bambu foi derrubado. Isso pode ser porque não havia nenhum bambu na rota dos ventos, mas também pode ter a ver com a flexibilidade que eles  tem.  O bambu não oferece resistência ao vento, ele se verga,  se curva,  deixa o vento passar e depois se levanta de novo.

Na Ásia oriental  o bambu é considerado uma planta auspiciosa, que traz sorte e proteção.  Para budistas e taoístas  está associado ao caminho e aos diversos graus do desenvolvimento espiritual. É utilizado para afastar as más influências; é símbolo de afeição, de união conjugal.

Jean Chevalier e Alain Gheerbrant no seu ‘Dicionário de símbolos’ mencionam que para diferentes povos do sudoeste dos Camarões “... um pedaço de bambu chamado guis (riso) é um símbolo da alegria, da alegria simples de viver, sem doença e sem preocupação”.

Observando as pessoas que regularmente recebem ou se autoaplicam JSJ  percebo que elas se tornam mais flexíveis, que elas lidam melhor com as crises que surgem ao longo da vida. A vida continua acontecendo, mas a maneira como se lida com os desafios do dia a dia é que muda. Existe uma aceitação e uma entrega ao fluxo da vida, há menos resistência. E, também, percebo que as pessoas se tornam mais simples no seu dia a dia, mais afetuosas, mais serenas.  

Jiro Murai, que redescobriu o JSJ no início do século passado, já chamou o JSJ de "A Arte da longevidade" e a "Arte da felicidade" por observar que as pessoas viviam por mais tempo e eram mais felizes quando incluiam o JSJ no seu dia a dia.

         E ainda sobre o bambu: ele é utilizado  na culinária, na construção civil, na fabricação de papel, no paisagismo, na produção de álcool, na decoração, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário