Terapia floral

           A terapia floral é uma modalidade de terapia em que o terapeuta é o facilitador de um processo de autodescoberta e autotransformação. O cliente é uma pessoa que se observa, se identifica, se reconhece e se responsabiliza pelas suas transformações, mudando padrões, atitudes e comportamentos, em busca de maior equilíbrio.

           As essências florais são usadas para tratar do bem-estar emocional, do desenvolvimento da alma e da saúde do corpo-mente. Elas nos ajudam a fazer o melhor uso de nossas faculdades intelectuais, emocionais, cognitivas, intuitivas e perceptivas. Podem ser utilizadas por qualquer pessoa (crianças, adolescentes, adultos, gestantes e para quem está na maturidade) e em qualquer momento da vida.

          E o que é uma essência floral? É a impressão energética da força vital de determinada planta, das qualidades essenciais desta planta, transferida e estabilizada em água. Atualmente também são feitas essências de cristais, ambientais, astrológicas, etc.

          Em 1976, a terapia floral passou a fazer parte do grupo de medicinas alternativas aprovadas pela OMS - Organização Mundial de Saúde. Sua intenção é complementar os métodos convencionais de cura, acelerando e aumentando a eficácia de outros tratamentos.

         A duração da terapia floral é variável. Vai depender do que a pessoa está buscando harmonizar – uma situação bem pontual na qual ela precisa de apoio (p. ex. uma prova) ou algo que está guardado dentro dela há muito tempo (p.ex. um trauma emocional não resolvido).

         É importante a presença de um terapeuta floral qualificado durante todo o transcorrer da terapia em função dele ser conhecedor das qualidades e características das diferentes essências assim como da dinâmica interna da pessoa, já que as fórmulas florais não são fixas, elas dependem das emoções/pensamentos de cada indivíduo.