Travas de segurança da energia

              São 26 áreas de concentração de energia espalhadas pelo corpo. São 26 travas do lado esquerdo e 26 do lado direito, algumas ficam na parte da frente do corpo, outras nas costas.

              Cada trava tem um nome que traduz o seu propósito e cada uma delas está localizada de acordo com este significado. Elas funcionam como um sistema de alarme. Sempre que nos desarmonizamos elas soam o alarme, elas ‘travam’ e a energia vital ou flui com dificuldade ou até deixa de fluir por ali. Percebemos isso como tensão, dor ou desconforto. Elas nos avisam que devemos parar, olhar, ouvir e mudar. Mudar nosso estilo de vida, nossa maneira de ser que está nos levando a este stress. Quando as TSE’s estão abertas, a energia flui suavemente pelo nosso ser.

             Todas as travas atuam no nível físico, mental e emocional e elas podem ser desarmonizadas por pensamentos, emoções ou por questões físicas.

             Para harmonizar as travas existem sequências de toques de Jin Shin Jyutsu que ‘destravam’ as TSE’s e que também harmonizam os fluxos de órgãos (pulmão, coração, etc.). Há seqüências para autoaplicação e outras que necessitam de um praticante habilitado.